quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

10 dicas para organização de monografia, TCC, dissertações e teses


Escrevi essas dicas para minha turma de Ciências Econômicas na Unicamp. Depois de duas monografias (de jornalismo e de economia) feitas e a dissertação a caminho, fui juntando algumas dicas pessoais que pode ajudar algumas pessoas.

Mas, antes de mais nada, a dica ZERO e mais importante: leia "Como se faz uma tese" de Umberto Eco (link para Livraria Cultura). Esse livro é simples e pequeno, mas genial. Embora ele fale de algumas práticas da Itália, tem dicas valiosíssimas para qualquer pessoa que quer escrever uma monografia (por obrigação do curso ou paixão), dissertação ou mesmo uma tese.


Agora as demais dicas:

1) Não deixe para última hora! "Um dia sem escrever sua mono/dissert/tese, resulta em trabalho triplo no futuro", segundo Marcelo Knobel, professor da Unicamp. Nem que seja para fichar uma página de um livro num dia, outra no outro, mas façam alguma coisa;


2) Post-its coloridos ajudam muito, até para quem não é gay. Aqueles que têm formato de seta, tudo viadinhos, são ótimos para marcar mais de um assunto em um livro. Na primeira página, cole um de cada cor e escreva temas específicos que precisa pesquisar ou os nomes dos seus capítulos.

Continue lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário